segunda-feira, 29 de junho de 2009

Mais 3 da Rota

Sábado de manhã, qual condenada, eram 8:10 e já estava a caminho de mais uma sessão da Acção de Formação de Educação Patrimonial. Desta vez incluía uma visita guiada a 3 monumentos da Rota do Românico, mais uma paragem para lanche numa casa de turismo rural.

1ª paragem - Igreja de Santa Maria de Meinedo

Típica igreja do românico rural português. Pequenina, bonitinha e com as características típicas no exterior. Agora no interior... não me convenceu (excepto a capela-mor que era lindíssima). O restauro feito na década de 90, a meu ver, desvirtuou totalmente a igreja, o que não dá harmonia ao seu interior.



2ª paragem - Torre de Vilar

Construída no topo de um outeiro, data da segunda metade do século XIII. Torre senhorial, com função residencial e de defesa.

Está restaurada e será um dos centros de investigação da Rota do Românico.

3ª paragem - Casa de Juste (lanche)

Solar do século XIV e que desde essa altura se mantém na posse da mesma família. Tem uma interessante capela barroca e uma janela manuelina, exemplar único da época no Vale do Sousa. Actualmente é uma Casa de Turismo Rural, local de realização de diversos eventos e ainda casa de residência dos proprietários.

O lanche servido foi agradável e deu para descansar um bocadinho da maratona...


4ª paragem - Igreja do Mosteiro de S. Pedro de Ferreira

Este monumento não era novidade para mim. Faz parte das minhas recordações de infância, pois na Rua do Mosteiro vivia a minha bisavó e ainda, recentemente tinha lá estado a titulo particular.

As visitas foram interessantes, no entanto bastante diferente da que já tinha tido oportunidade de fazer com a mesma entidade. Foram visitas muito mais técnicas, deixando esquecida a história por trás da construção dos edifícios e as curiosidades e lendas que acompanham a sua história. Penso que a guia se condicionou ao facto de o publico serem professores e incidiu unicamente na parte técnica da arquitectura e pontualmente na génese na construção dos edifícios.

1 comentário:

Unknown disse...

Bolas... até tu foste demasiado técnica e com linguagem coloquial, neste post!!! Mas fica o registo... gosto da penultima foto...