segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sábado - Serra da Estrela (Parte II)





O dia começou com a contemplar a esmagadora vista do nosso quarto!
Depois de encher a barriga com o variado pequeno-almoço, seguimos o conselho do recepcionista e partimos à descoberta da Rota dos Vales Glaciares.
Começamos por descer até Manteigas e no caminho ainda andamos na apanha da Castanha! :)
Fomos ver os viveiros de trutas e depois seguimos para o Poço do Inferno. Dali seguimos em direcção à Torre.
Neve nem vê-la, excepto umas pequenas faixas de gelo em alguns pontos da estrada.
O frio era o suficiente para nos sentirmos bem com um blusão e para se ter a sensação de estarmos no inverno.

Chegados à Torre estivemos a apanhar uns "banhos de sol" e a fazer um lanchinho e a aproveitar o silêncio de ter Portugal os nossos pés.

Depois de umas compritas descemos a Serra em direcção à Lagoa Comprida e foi aí que aconteceu um dos insólitos da viagem.
Paramos numa curva da estrada, sobre a Lagoa Comprida, para tirarmos umas fotografias. Estavam também aí parados 2 carros e como nós, os seus ocupantes estavam a tirar fotografias um pouco afastados dos carros. O C. estava de costas para a Lagoa e de frente para os carros a tirar-me fotografias, quando de repente se ouve uma buzinhadela aflita. Ao mesmo tempo que olho para trás, ouço o C. em tom de gozo a dizer:
- Espera aí, já vou...
Quando olho para onde estão os carros vejo que um deles tinha ganho vontade própria e estava em andamento em direcção a um penedo gigante. As donas do carro estavam perto de nós e ficaram coladas ao chão. Só ouvia:
- Óóóóóó o carrooooo!
A única pessoa que teve reacção foi o senhor que estava no carro atrás e que tinha buzinado a alertar. Saiu do carro e começou a correr em direcção ao que estava em andamento. De um momento para o outro o carro decidiu parar, e com isto o senhor também abrandou e as donas do carro também. Numa estranha descontracção pararam de correr. Mas... o carro decidiu voltar a andar... e eles recomeçaram a corrida atrás do carro!
A sorte foi que tinham deixado as portas destrancadas e o senhor conseguiu entrar no carro e puxar o travão de mão...

Realmente... só me passou pela cabeça o que aconteceria se tivesse sido o Jipe a ficar destravado, nesta altura estava dentro da Lagoa Comprida... Ai!

Depois disto descemos à Lagoa e ainda andamos a tirar uma fotos giras àquela paisagem esmagadora.
A nossa ultima paragem estava marcada para o Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal, que se revelou uma autentica desilusão. Esperávamos ver uma aldeia rústica, mas não... é uma aldeia como outra qualquer destacando-se pela negativa: a grande quantidade de gaiolas ao longo da estrada com cães Serra da Estrela bebés lá dentro em condições degradantes. Com o objectivo de vender esses cachorros, sujeitam-nos a condições terríveis: espaços exíguos, sozinhos sem mães, ao frio, todos molhados por terem virado os bebedouros da água e mesmo muito mal tratados! Uma tristeza! E isto não foi uma ou duas vezes, é mesmo ao longo de toda a estrada!!!

Ainda com aquelas imagens na retina e um pouco revoltados regressamos à Pousada, para recuperar forças.

Depois tivemos um dos melhores jantares dos últimos tempos! Mas isso fica só para nós.... ;)

1 comentário:

Sain disse...

e o irmão para a abelhinha hein?!?!?!

só me interessa o irmão para a abelhinha!!!!

jokas
;)