sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A culpa foi da neve (Post um bocadinho pó longo!)

Se há dias em que não se passa nadinha, outros há em que a rotina é quebrada totalmente.

Já a contar que o mais certo era encontrar gelo e talvez neve no 120km (ida e volta) que percorro para a escola, decidi sair 45 minutos mais cedo.

Quando estava para sair pareceu-me vislumbrar algo semelhante as uns flocos de neve, no meio da chuva que caía. Mas afinal a coisa não pegou... a continuou só a chover.

Saí de casa e lá me meti ao caminho, mas bem mais devagar do que o normal. Apercebi-me que as cautelas na condução não eram só minhas, a maioria dos condutores estavam a ter o mesmo comportamento (menos mal).


A3 - tudo normal

A41 - também normal, mas com carros a andarem bastante mais devagar

A42 - nada normal, 50/60 km/h

Causa: NEVE, muita neve, tudo branco, a circulação feita por uma só faixa de rodagem


Quando vais avançava para o interior, mais nevava e pior se circulava, e eu a ver as horas a passarem...


Saída para Lousada - muito mau mesmo... bruta descida, sempre em 2ª e lá ao fundo na subida tudo parado...


Bonito!


Carros a fazerem inversão de marcha, tudo a pliçar no gelo e eu a ver que não saia dali, porque tinha medo de não controlar o carro e ir parar a casa de um agricultor qualquer mesmo ali por baixo e porque não sabia outro caminho senão aquele.


10 minutos depois: aparece um Jipe e consegue puxar o Forgão e desimpedir o transito.

Com um "cagaço" brutal lá consegui arrancar direitinha e lá fui.


3 rotunda de Lousada: tudo parado outra vez... os carros pliçavam na subida e tinha havido um despiste mais à frente.


Já só tinha 15 minutos até ao início da aula e não via jeitos de sair dali.

Liguei para a escola, para avisarem os miúdos que poderia chegar um bocadinho mais tarde.

Do outro lado: "Oh, Professora nem precisa de vir, a escola vai fechar por causa da neve e os alunos estão a ir embora!"

Foi música para os meus ouvidos! Já não estava a correr contra o tempo!

Eu só queria sair dali. Mas estava difícil, porque não tinha onde fazer inversão de marcha sem correr o risco de ficar encalhada na neve ou de fazer uma manobra no gelo e enfaixar-me num muro.

Fui por uma estradinha que dava a uma igreja e lá dei a volta no adro.
E tive de registar o momento!
Voltei à estrada. Apanhei novamente bicha e cada vez nevava mais.


Quando chego à rotunda de acesso à Auto-Estrada nem queria acreditar: um GNR a bloquear a entrada.

-Nã!

Perguntei a um camionista que tinha estado a falar com o GNR o que se passava e se havia outro caminho para o Porto. E ele:

- Ei! Menina, isso agora só pela Nacional!

Olho para o ponteiro da gasolina... devia ter gasolina para mais ou menos 70 kms. E mais... não fazia ideia por onde é que era essa tal de Nacional!


Não tinha outra hipótese, fiquei ali à beira do GNR! Passado um bocado chega outro GNR, conversam um bocado e ao dirigirem-se para o Jipe dizem:

- Menina, venha atrás de nós!

- Fixe! Escolta da GNR! eheheheh!

A viagem para cá fez-se bem, sempre atrás da GNR e com uma fila enorme de carros e camiões atrás de nós! Parecia um casamento... tudo branquinho... e eu finalmente tinha deixado de ter os joelhos a tremer com o "cagaço"!

4 comentários:

Daniela disse...

Que luxo... escolta presidencial!
Bjs

Mar disse...

Xiça...que cagaço, deve ser horrível saber q a qq momento podemos perder o controlo do carro.
Mas no fim saíste-te muito bem, sim senhor! E ainda ganhas te o dia.

Bjs e bom fds.

Anónimo disse...

O melhor post até hoje! Apesar dos vários erros ortográficos... mas tens desculpa ainda estaas a tremer!!!

Kiko disse...

realmente, esses erros de falha de letras ja nao se usam maninha..

mas é como eu digo, foi preciso dar o baza para começar a nevar na minha cidade.. enfim..