quarta-feira, 25 de março de 2009

Rota do Românico III

No fim de semana passado, o meu Departamento organizou uma visita a dois monumentos da Rota do Românico, destinada a alunos, encarregados de educação, professores e funcionários.

Fomos visitar o Mosteiro de Pombeiro e a Igreja de S. Vicente de Sousa, no distrito de Felgueiras.

Adorei! Primeiro porque são dois exemplares belíssimos da arquitectura religiosa, pela qual eu tenho predilecção e porque tivemos um guia que fez uma apresentação espectacular dos monumentos. Conseguiu cativar um publico tão heterogéneo, conjugando a parte técnica, o contexto histórico e algumas curiosidades acerca dos dois edifícios.
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro é um edifício imponente, que está inserido num vale, grande parte dele ocupado por explorações agrícolas. Esta localização acaba por criar um ambiente muito interessante, e quando acabamos de deixar as ruas estreitas e sinuosas do Burgo e nos deparamos com a monumentalidade do Mosteiro tive a sensação de ter feito uma viagem no tempo! Brutal!
A Igreja de S. Vicente de Sousa é uma igreja de aldeia, séc. XII, com todas as características da arquitectura românica nacional, do período na formação da nacionalidade. No seu interior está o seu maior tesouro. As pinturas do tecto da capela-mor, sobre a vida de S. Vicente são dignas de ser admiradas, assim como o altar-mor.

É o que eu digo muitas vezes, Portugal tem muito para dar à nível cultural e histórico, pena é que muitas vezes a pouca divulgação e alguns entraves dos poderes locais, impressão e/ou desmotivem o português de conhecer o seu património.

Sem comentários: